30/01/2015

Como fotografar no modo manual



Quando eu comprei minha câmera eu não fazia a mínima ideia do que era o modo manual. Usei o automático no começo mas odiava porque ele sempre ativava o flash, foi por isso que comecei a usar o modo sem flash e fiquei nele por um tempo, até descobrir o modo manual.
Aprendi sobre o modo manual no livro Novo Guia de Fotografia National Geographic e também no O Novo Manual de Fotografia (ele está com uma ultra promoção na Saraiva! Eu super recomendo que comprem).

Eu vou ensinar para vocês do meu jeito, talvez seja meio amador mas eu me viro bem assim. 
O que você mais precisa saber no modo manual é ISO, velocidade, abertura e EV.



Velocidade: Determina a longa e a curta exposição. Longa exposição faz parecer que algo está em movimento, curta exposição não.

Imagens do Google

Abertura: Quanto menor a abertura mais clara é a foto e mais desfocado é o fundo.



ISO: Determina quanta luz o sensor captura. Quanto maior o ISO mais clara é a imagem. Quando o ISO é muito alto a foto pode perder a qualidade e consequentemente apresentar ruído.



EV: Significa Exposition Value, no português Valor de Exposição. Indica se a imagem esta subexposta (muito escura), equilibrada ou superexposta (muito clara). Na minha T3i o indicador fica na parte inferior do visor.



Algum tempo atrás eu encontrei essa imagen no bondoso Google. Ela é simples, dá pra entender muito bem :D





Post gigante, eu sei.
Espero que tenham gostado e aprendido.
Beijos


Nenhum comentário:

Postar um comentário