18/02/2015

Dicas para personalizar seu blog em 8 passos



Olá :D

Uma coisa essencial em um blog é ele ter a cara da autora, expressar de verdade o que ela é. Na maioria das vezes encomendar um layout é caro e se você é como eu que enjoa rapidinho de um layout não vale a pena pagar horrores pra algo que só vai usar por alguns meses. Por isso eu vim aqui ensinar como personalizar seu blog detalhadamente pra que você não precise pagar alguém e consiga fazer do seu jeitinho.

1 - Modelo: Os modelos prontos do blogger são os melhores para editar. No meu blog eu usei o Espetacular Ltda. e fui editando.
Existem também os modelos prontos na internet a fora, embora eles sejam mais difíceis de personalizar, são mais completos. Eu adoro o site Difluir ele tem uns layout muito fofos e simples, bem do jeito que eu gosto.

2 - Fontes: As fontes são uma das coisas mais difíceis de escolher. Precisa ir eliminando, por exemplo, se quer cursiva para títulos elimine as que não são cursivas, assim fica mais fácil de escolher. Lembre sempre de ver se a fonte escolhida está disponível no Google Fonts.

3 - Paleta de cores: Depois de ter escolhido o modelo você pode escolher uma paleta de cores. É meio complicado porque são taaantas opções, tente pensar nas cores e combinações que mais gosta. Aqui tem uma tabela com muitas cores em códigos HTML, uso sempre. Também existem alguns sites que já tem algumas paletas prontas, você pode misturar até encontrar a perfeita pra você (não esqueça do bom senso), alguns exemplos desses sites são: Webmasters, 0to255 esse site é bem bacana porque mostra as variações de cores, então se você já tem as cores que você quer para seu blog em mente ele é legal pra ajudar a achar a variação perfeita dessa cor ou, quem sabe, usar várias dela.

4 - Cabeçalho: O cabeçalho é uma das primeiras coisas que as pessoas vêem quando acessam o seu blog, por isso é muito importante que ele combine com o blog, tanto com a paleta como com o nome. Eu acho muito legal quando de alguma forma (mesmo que seja discreta) o cabeçalho expressa o nome do blog, por um desenho, ilustração, enfim.. Se você quer um cabeçalho mas não sabe lidar muito com o photoshop, ou só quer ajuda pra alguma coisinha pode falar comigo :3

5 - Background: É importante que o background do seu blog não seja muito chamativo, para a área dos posts se destacarem. Nesse site tem um montão de backgrounds lindos e simplesinhos que eu AMO.

6 - Menu e título dos gadgets: Existem dezenas de opções no nosso amado google de menu e gadgets todos bonitinhos e personalizados. Eu acho lindo quando os gadgets e o menu são bem simples e não super elaborados cheios de coisas chamativas, acho que a atenção do leitor precisa ficar nos posts

7 - Data e título dos posts: Pra mim a data tem que ser discreta e eu acho bem mais bonitos os títulos centralizados. Assim como o passo anterior, nesse também podemos contar com o googlinho.

8 - Rodapé: É o lugar dos créditos mas nem por isso precisa ser chato, adoro quando tem aquele recadinho de volte sempre ou obrigada pela visita.

O post ficou compridãão, mas espero que ajude vocês.
Beijos :3

4 comentários:

  1. Amei as dicas, eu sempre fico me batendo com meu lay, sempre quero mudar mas o problema é que não sou muito boa em editar, então sempre prefiro aqueles prontinhos. Mas em breve vou ter meu próprio lay e não vou mais correr o risco de encontrar milhares de blogs com o mesmo, haha.
    Amei seu blog, sinceramente. E já te sigo!
    Beijos e sucesso!

    http://falalesca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ter um blog só seu com a sua carinha é tudo de bom mesmo <3
      Beijos :3

      Excluir
  2. Adorei as dicas, preciso seguir a da paleta de cores, nunca faço e depois enjoo rapidinho. Atualmente to sem tempo de fazer meu layout, dai modifiquei um pouquinho um modelo free.
    Adorei o blog! Seu cabeçalho é lindo!
    beijos!
    http://cheiade-alegria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha que bom que gostou, teu blog ficou lindo :j

      Excluir